29 julho 2013

OS BENEFÍCIOS DO PLIATES/ PÂMELLA MOCHI

Olá meninas! No post passado eu mostrei para vocês como cuidar da coluna diariamente. No post de hoje é mais uma dica relacionada a coluna, que é o PILATES. Como eu trabalho em um setor de Neurologiaem uma clínica, eu optei pelo pilates com o objetivo de fortalecer minha coluna e particularmente AMO, não vejo a hora de chegar o horário e realizar os exercícios. Quem escreveu o post de hoje explicando um pouquinho é a Fisioterapeuta Layla Freire ela é especializada nessa área e espero que gostem ;**


Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que é Pilates?
O método Pilates tem como base, os princípios de Joseph H. Pilates criado na década de 1920 é um sistema completo de exercícios que proporciona tonicidade muscular (principalmente no abdômen) e flexibilidade, estimula a circulação, melhora a respiração e corrige a postura – sua principal função. O método destaca-se pela integração do corpo, mente e espírito, seus movimentos são feitos de forma lenta e coordenada, com poucas repetições e associados com a respiração.
Todos os exercícios têm como foco o fortalecimento do “Power House” ou Centro de Força, que é formado pela musculatura do abdômen, lombar, glúteos e assoalho pélvico. Acredita-se que o centro do corpo forte proporciona estabilização para que se possa produzir movimentos de forma alinhada, evitando compensações. Segundo Joseph com os músculos abdominais fortes e a postura correta, provavelmente não existiria dor lombar.
Ao ficarmos atentos nos fatores de risco para a dor na coluna, veremos que a prática regular de Pilates atua de forma positiva e eficaz em todos eles, pois é um método que trabalha o fortalecimento muscular, a correção postural, a respiração, o alongamento, a concentração e a consciência corporal, respeitando a condição física e estrutural de cada indivíduo, com ausência de impacto articular. Isso é fundamental no tratamento e prevenção de patologias da coluna.
No método tudo passa pelo fortalecimento da coluna. Ela precisa manter-se forte para sustentar o esqueleto e, ao mesmo tempo, flexível para permitir uma grande quantidade de movimentos. Para mantê-los firmes, o exercício físico é a resposta, uma vez que colabora para uma respiração adequada, aumento da concentração, promove relaxamento e bem-estar.
O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, com mais de 12 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo. Mais lembre - se Pilates não emagrece, é importante aliar uma atividadefisíca aeróbica aliado ao método se este for seu objetivo!
Layla Domingues Freire

Fisioterapeuta Equilíbrio Pilates


Pâmella Cristina Zanardo Mochi
Fisioterapeuta- Crefito 8080LTT-F
telefone: 9709-6411

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